Código: | PA16 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | GE | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências Sociais e Pedagogia | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Ana Cristina Rodrigues Rolo Alves |
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Corpo docente: |
Isadora de Ataíde Fonseca Maria Alcina Velho Dourado da Silva |
Português
A unidade curricular de “Gestão e Empreendedorismo” tem por objetivo o contacto com temas atuais como o empreendedorismo e a gestão.
O Módulo de Empreendedorismo tem como principais objetivos:
Sensibilizar os alunos para a relevância do empreendedorismo e da criação de empresas;
Analisar e avaliar as etapas do processo empreendedor;
Identificar áreas de negócio e promover a criação do auto-emprego.
O Módulo de Gestão tem principais objetivos:
Apoiar a formação dos alunos através da aprendizagem dos fundamentos da gestão;
Conceptualizar o desempenho, as competências e os papéis do gestor;
Analisar os principais conceitos e teorias no âmbito das funções do processo de gestão;
Compreender omeio envolvente das organizações;
Introduzir os temas contemporâneos da competitividade, ética e responsabilidade social das organizações.
I-A gestão e as organizações
1.1-Quem são os gestores e onde trabalham
1.2-O que fazem os gestores
1.3-Quais são as funções, os papéis e as competências dos gestores
1.4-O ambiente das organizações
1.5 Responsabilidade Social e ética nas organizações
II –Empreendedorismo
2.1 Uma perspetiva global sobre o que é o empreendedorismo
2.2 O papel do empreendedor
2.2.1. Gestor versus empreendedor
2.1.2. A figura do empreendedor
2.1.3. Mitos em torno da figura do empreendedor
2.3 Organizações empreendedoras e empreendedorismo corporativo
2.4 O processo empreendedor
2.5 O CANVAS Business Model
2.6 Plano de Negócios
Ciências sociais > Economia > Economia empresarial > Empresarialismo > Plano empresarial
Ciências sociais > Economia > Estudos de gestão
Ciências sociais > Economia > Economia empresarial > Administração empresarial
Para a concretização dos conteúdos programáticos anteriormente apresentados, as aulas desta UC terão uma componente teórica e prática. Partindo-se da análise de estudos de caso procura-se que os alunos se vão apropriando dos conceitos mais relevantes. Abordam-se questões que se prendem com o uso de ferramentas com destaque para o CANVAS Business Model. Os alunos são sensibilizados para a importância do Empreendedorismo, na sociedade em geral e no contexto empresarial, em particular, incluindo o sector social.
Paralelamente é feita uma abordagem demonstrativa e prática em que os alunos são levados a exercitar os conteúdos aprendidos através da aplicação de algumas ferramentas demonstrando-se, pelo exercício, a importância da identificação de oportunidades de negócio e das diferentes funções das ferramentas em articulação cm conceitos básicos de gestão.
A edição de um produto audiovisual de pitching recorrendo a meios informáticos será a etapa final.
As sessões serão centradas na discussão em plenário e/ou pequenos grupos a partir de leituras prévias assentes no método expositivo e demonstrativo bem como em exercícios numa óptica prática e activa.
São utilizados estudos de caso, visionamento de conteúdos audiovisuais e software adequado com o recurso à apresentação em modo pitching.
As metodologias de ensino estão em coerência com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular na medida em que pretende-se demonstrar, através do recurso a exercícios e casos práticos, em que medida as temáticas abordadas nas sessões letivas são implementadas em contextos reais, com ênfase para a evidência da sua exequibilidade e perspectivando uma maior e efetiva ligação com a comunidade e o contexto laboral.
Procura-se fornecer instrumentos que permitam exercitar as competências privilegiadas no contexto da unidade, seja individualmente, seja em grupo, de modo a garantir a efetiva relação entre teoria e prática, através da proposta de uma ideia de negócio culminando num pitching.
O recurso a ferramentas de ensino em modelo b-learning permite ainda uma efetiva comunicação entre docente/estudantes e estudantes/estudantes.
Será prática recorrente a existência de tutorias individuais sempre que se revelar necessário.
A avaliação desta UC é contínua.
Os elementos em avaliação prendem-se com os objetivos da Unidade Curricular devendo os estudantes demonstrar as competências adquiridas durante o semestre: capacidade de identificação de oportunidades de negócio, atitude criativa e crítica, compreensão e aplicação dos conceitos, produção e apresentação do pitching, níveis de participação na UC. Estes parâmetros e o seu peso na avaliação final serão apresentados e discutidos com os estudantes em cada semestre.
Presença exigida de 70%.
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 0 | |
Total: | 0 |
COSTA, T. (2013), Gestão Contemporânea-princípios, tendências e desafios, edições Sílabo.
CARVALHO, C e COSTA, T. (2015), Empreendedorismo-Uma Visão Global e Integradora, edições Sílabo
RODRIGUES, S., (2008), Manual Técnico do Formando: “Empreendedorismo”, Ferramentas para o Empreendedor, ANJE - Associação Nacional de Jovens Empresários e EduWeb Retrieved from http://www.anje.pt/system/files/items/73/original/Empreendedorismo-v10-final.pdf
Guia Prático Como criar uma Empresa - Elaboração do Plano de Negócios (2011), (n.d.) Colecção: Manuais do Empreendedor, Projecto Jovem Pro-Empreendedor, Publicação on line:|Abril de 2011 Design e Paginação: BTBA Promotor: APEITE Retrieved from http://jovemproempreendedor.com/media/guiapraticocomoelaborarumplanodenegocios.pdf
SILVA, P., (2007), Manual do Empreendedor, - Gabinete de Projectos do IPL, com a supervisão do Grupo de Empreendedorismo do IPL, Leiria, Retrieved from http://www.empreender.aip.pt/irj/go/km/docs/site-manager/www_empreender_aip_pt/conteudos/pt/centrodocumentacao/Centro%20de%20Documenta%C3%A7%C3%A3o/Manual%20Empreendedor_IPLeiria.pdf
Esta UC com o código PA16 é de frequência obrigatória aos alunos inscritos no 2º ano do Curso Técnico Superior Profissional em Produção Audiovisual.
A Língua de Ensino é o Português.
Na plataforma de ensino a distância Moodle serão disponibilizadas as informações necessárias ao cabal desenvolvimento da Unidade Curricular (UC), incluindo sumários.
O Programa será apresentado na 1ª sessão lectiva presencial, para além de encaminhado junto dos responsáveis dos órgãos da ESE/IPS podendo ser sujeito a revisão durante os primeiros 15 dias de actividade lectiva do ano a que diz respeito, altura a partir da qual passa a versão definitiva para o actual ano lectivo. Até lá a versão definitiva para o ano lectivo a que diz respeito é sujeita a revisão. Posteriormente a versão final será disponibilizada no portal e área Moodle para consulta integral.
Os alunos interessados em aceder devem validar a sua inscrição nesta UC directamente na página da UC em http://moodle.ese.ips.pt/
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